Lula chama advogado-geral da Petrobras para ministro da Justiça

0

O advogado-geral da Petrobras, Wellington Cézar Lima e Silva, foi escolhido como novo ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. Lima e Silva sucede o ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo no último dia 9.

O convite foi formalizado após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula durante a tarde desta terça-feira (13). Seu nome foi confirmado a aliados e à imprensa por pessoas próximas. O anúncio oficial deve sair nas próximas horas e a indicação será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Lima e Silva tem perfil técnico e muita forte proximidade com o presidente Lula. Ele teria alcançado centralidade no governo ao comandar a Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil de janeiro de 2023 a agosto de 2024, posição estratégica responsável pela análise e formulação de decretos, portarias e projetos de lei. Neste cargo, o advogado pode manter despachos frequentes com o presidente da República.

VEJA TAMBÉM:

Ele tem trânsito no núcleo duro do Planalto e é visto como nome de confiança pessoal de Lula. Silva é do grupo do PT baiano do senador Jaques Wagner, com relação próxima de outras figuras influentes do governo, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Seu nome também chegou a circular entre os possíveis ocupantes à vaga no Supremo Tribunal Federal aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, embora Lula tenha optado pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias. A trajetória de Lima e Silva, no entanto, não é isenta de controvérsias.

Em 2016, ele chegou a ser nomeado ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, mas permaneceu no cargo por apenas 11 dias, após o STF barrar sua permanência por entender que seria necessária sua exoneração formal do Ministério Público da Bahia, instituição à qual estava vinculado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *