Oscar 2025: o que significa cardeal ‘in pectore’, que tem papel central no filme ‘Conclave’

0

Filme Conclave

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Filme Conclave despertou interesse do público sobre cardeais nomeados em segredo pelo papa

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

No imaginário popular que gravita em torno do Vaticano, é uma figura sempre associada a uma aura de mistério: um cardeal nomeado em segredo pelo papa. Um dos favoritos à disputa do Oscar deste ano, o filme Conclave, de Edward Berger, traz este personagem à tona — coincidentemente em um momento de rumores acerca de uma eventual sucessão na cúpula da Igreja, com a saúde fragilizada do papa Francisco.

Baseado no livro homônimo escrito pelo inglês Robert Harris, o filme tem em sua trama um religioso filipino, Vincent Benítez, que chega ao conclave com um documento que comprova que ele teria sido nomeado in pectore pelo papa que havia acabado de morrer. A película não entra em detalhes sobre o significado dessa condição.

In pectore é uma expressão latina que significa literalmente “no peito”. Nesse contexto, significa que o cardeal foi nomeado de forma confidencial pelo papa — normalmente, o anúncio de novos cardeais é um evento público.

Na vida real, esse dispositivo é usado quando a nomeação precisa ser “mantida em segredo”, explica à BBC News Brasil o teólogo e padre Dayvid da Silva, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisador no grupo Literatura, Religião e Teologia (Lerte). “É o que acontece com o caso de um cardeal escolhido pelo papa, mas que não tem seu nome divulgado”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *