Trump confirma tarifas contra Canadá e México: que produtos podem ficar mais caros nos EUA?

0

Uma mulher com cabelo castanho escuro, vestindo um casaco verde, fazendo compras em uma loja de construção. Ela está alcançando uma prateleira que contém caixas.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Americanos serão afetados diretamente por tarifas de importação, dizem economistas

  • Author, Michael Race
  • Role, Repórter de negócios da BBC News

Esgotado o prazo de um mês negociado em um acordo de última hora em fevereiro, as tarifas prometidas pelo presidente Donald Trump sobre produtos adquiridos pelos Estados Unidos do Canadá e do México devem entrar em vigor na terça-feira (4/3).

Trump anunciou a decisão de taxar em 25% os importados canadenses e mexicanos logo depois de tomar posse. O tarifaço foi uma de suas promessas de campanha e os dois vizinhos, ao lado da China, estariam entre os primeiros afetados pelas medidas.

No início de fevereiro, entretanto, horas antes de as alíquotas entrarem em vigor, após manifestação dos líderes de México e Canadá — que prometiam retaliação —, os EUA fecharam um acordo com os dois países, deixando a guerra comercial em suspenso por um mês.

Agora, com o prazo praticamente esgotado, Trump disse em coletiva de imprensa na segunda-feira (3/3) que desta vez não havia chance de uma nova negociação e reiterou que as tarifas estavam prontas para serem implementadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *