Sepp Blatter, ex-presidente da Fifa, é inocentado em processo por fraude na Suíça

0

Michel Platini, ex-presidente da Uefa, também foi inocentado de acusações de corrpução no mesmo processo. O ex-presidente da FIFA, Sepp Blatter, e o craque do futebol francês Michel Platini foram ambos inocentados de acusações de corrupção por um tribunal suíço na terça-feira, dois anos e meio depois de terem sido absolvidos das ofensas.
A dupla, que já foi uma das figuras mais poderosas do futebol global, foi inocentada de fraude na Câmara Extraordinária de Apelações do Tribunal Penal Suíço na cidade de Muttenz, perto de Basileia.
A audiência ocorreu depois que promotores federais suíços apelaram contra sua absolvição de 2022 em um tribunal inferior. Ambos os homens negaram a acusação.
“Após duas absolvições, até mesmo o Gabinete do Procurador-Geral da Suíça deve perceber que esses procedimentos criminais falharam definitivamente. Michel Platini deve finalmente ser deixado em paz em questões criminais”, disse o advogado de Platini, Dominic Nellen, em um comunicado.
O caso está relacionado a um pagamento de 2 milhões de francos suíços (US$ 2,26 milhões) que Blatter autorizou para Platini, um ex-capitão e técnico da seleção francesa, em 2011.
O pagamento foi uma taxa de consultoria paga a Platini por um trabalho realizado entre 1998 e 2002, que o francês disse ter sido parcialmente adiado porque a FIFA não tinha fundos para pagá-lo integralmente imediatamente.
O escândalo, que surgiu em 2015 quando Platini era presidente da UEFA, órgão dirigente do futebol europeu, acabou com suas esperanças de suceder Blatter, que foi forçado a sair da FIFA por causa do caso.
“Os processos criminais tiveram consequências não apenas legais, mas também pessoais e profissionais massivas para Michel Platini — embora nenhuma evidência incriminatória tenha sido apresentada. Entre outras coisas, os processos criminais impediram sua eleição como presidente da FIFA em 2016”, disse Nellen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *