É #FAKE: Vídeos antigos de tempestades circulam como se fossem tsunami na Rússia

0


É #FAKE: Vídeos antigos de tempestades circulam como se fossem tsunami na Rússia em 2025
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts com vídeos que mostram ondas invadindo avenidas e áreas residenciais. As legendas alegam que são registros do tsunami que atingiu a Rússia e parte do Japão nesta terça-feira (29) – manhã desta quarta-feira (30), pelo horário local. É #FAKE.
Selo #FAKE
G1
🛑 Como são os vídeos?
Um post publicado no X nesta quarta-feira (30) mostra um compilado de quatro vídeos. A legenda do conteúdo – que teve mais de 1,5 milhão de visualizações – diz: “Japão agora, enquanto as ondas de tsunami começam. É enorme, meu Deus! Terremoto forte na Rússia”.
Mas os quatro vídeos são de 2023, e não recentes.
O primeiro deles exibe o momento em que a água atinge uma avenida, arrastando carros e provocando uma explosão em um poste. No segundo, o pátio de um conjunto de prédios aparece inundado. A terceira gravação foi filmada de uma varanda e exibe um mar agitado. E a última tem uma grande onda chegando à faixa de areia e avançando pela praia.
Na noite desta terça-feira (29), um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia. As ondas também afetaram o norte do Japão, parte da costa oeste da América do Norte e o Pacífico Central (leia detalhes ao final desta reportagem).
⚠️ Por que isso é mentiroso?
Embora sejam reais – e não conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) –, os vídeos estão fora de contexto: são registros de tempestades ocorridas anos atrás. Nenhum deles exibe imagens relacionadas ao tsunami da Rússia.
O Fato ou Fake usou a plataforma Invid para fragmentar o material em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca por essas “fotos” no Google Lens e no Yandex (buscador russo similar ao Google). Essas ferramentas permitem encontrar a origem de materiais na internet, ao apontar publicações mais antigas em que eles apareceram.
O primeiro vídeo é em 27 de novembro de 2023 e foi gravado em Tirebolu, na Turquia. Na época, uma forte tempestade atingiu o Mar Negro e devastou cidades costeiras.
Em 26 de novembro do mesmo ano, um ciclone provocou grandes ondas em cidades no Sul da Rússia. É isso que podemos ver na segunda e na quarta gravação, que mostram a água atingindo áreas turísticas em Sochi, cidade russa banhada pelo Mar Negro. De acordo com a agência de notícias Reuters, a tempestade também atingiu a Crimeia e deixou três mortos.
Apesar de não ter sido possível especificar exatamente o local que aparece no terceiro vídeo do post viral, as imagens vistas ali aparecem em posts publicados no X também em novembro de 2023. Ou seja: não poderiam ter relação com o tsunami desta terça na Rússia.
🎯 Qual o contexto da fake?
Na noite desta terça, um terremoto de magnitude 8,8 na Península de Kamchatka, na Rússia, provocou um tsunami. O terromoto é o mais forte desde 2011, quando tremores e tsunami atingiram Fukushima, no Japão.
Até a última atualização desta reportagem, não haviam sido registradas mortes. Os impactos mais severos do tsunami foram registrados no Extremo Oriente Russo.
Alertas se estenderam pelo Japão, alguns países da América e regiões insulares.
É #FAKE: Vídeos antigos de tempestades circulam como se fossem tsunami na Rússia em 2025
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *