Estudantes de medicina zombam de jovem que passou por três transplantes antes de morrer

0

Duas alunas de medicina compartilharam um vídeo, removido do TikTok nesta terça-feira (8), que mostrava Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, nove dias antes de seu falecimento por insuficiência renal, em 28 de fevereiro, no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O portal Metrópoles havia noticiado, em 2023, o pioneirismo de Vitória ao ser submetida a três transplantes cardíacos, algo inédito no Brasil até então.

No vídeo, sem mencionar o nome da paciente, as estudantes Gabrielli Farias de Souza (de cabelos loiros) e Thaís Caldeiras Soares Foffano (à direita, de cabelos escuros) referem-se aos três transplantes de coração e sugerem que a sequência de procedimentos ocorreu devido à suposta negligência de Vitória em relação aos cuidados e à medicação pós-operatória, informação contestada pelos familiares da paciente.

A publicação, realizada em 17 de fevereiro, alcançou pouco mais de 212 mil visualizações, o que levou um amigo a reconhecer o caso de Vitória e enviar uma mensagem de texto à família dela no último dia 3, conforme relatou Giovana Chaves dos Santos, de 19 anos, irmã da paciente.

A exposição causou indignação na irmã e na mãe de Vitória, Cláudia Aparecida da Rocha Chaves. Elas decidiram registrar um boletim de ocorrência e acionaram o Ministério Público de São Paulo (MPSP), além do Incor.

Em comunicado enviado à reportagem, o Incor afirmou que está investigando “rigorosamente o caso mencionado”, ressaltando que “adotará todas as medidas cabíveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *