Marine Le Pen, de herdeira política a dúvida nas eleições presidenciais da França em 2027

0

Marine Le Pen.

Crédito, Abdul Saboor/Reuters

Legenda da foto, Marine Le Pen classificou sua condenação como uma ‘decisão política’

A líder da direita radical na Europa, Marine Le Pen, apontada por muitas pesquisas de opinião como a favorita para a eleição presidencial na França em 2027, tornou-se inelegível por cinco anos nesta segunda-feira (31/3).

Condenada por se apropriar indevidamente de verbas públicas para financiar seu partido, o Reunião Nacional (RN), Le Pen foi sentenciada a quatro anos de prisão, dois dos quais em caráter efetivo, que ela poderá cumprir usando tornozeleira eletrônica. Le Pen também foi condenada a uma multa de 100 mil euros (R$ 623 mil reais). Ainda cabe recurso sobre a decisão de prisão.

Le Pen, que já concorreu três vezes à Presidência da França e perdeu as últimas duas disputas para o atual presidente, Emmanuel Macron, classificou sua condenação como uma “decisão política” que está tentando impedir sua candidatura em 2027, à emissora francesa F1.

Marine Le Pen é herdeira política de seu pai, Jean-Marie Le Pen, fundador do partido Frente Nacional (FN), em 1972, que deu origem ao atual Reunião Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *