Pré-sal: o que se sabe da descoberta anunciada por petroleira britânica como sua ‘maior em 25 anos’

0

Vista aérea da tocha de gás da plataforma de petróleo "Cidade de Itaguaí", embarcação flutuante de produção, armazenamento e transferência (FSPO), operando na unidade de exploração do pré-sal da Bacia de Santos, em Itaguaí, a cerca de 240 km da costa do Rio de Janeiro.

Crédito, Mauro Pimentel / Getty Images

Legenda da foto, BP anunciou descoberta na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro

A BP (British Petroleum) anunciou nesta segunda-feira (4/8) a descoberta de hidrocarbonetos em águas profundas no Rio de Janeiro, no que a empresa classifica como sua maior descoberta nos últimos 25 anos.

O poço está situado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa, em uma área onde se localiza o pré-sal. O poço, segundo a empresa, foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros.

A empresa, que tem sede no Reino Unido, mas está no Brasil há 50 anos, ainda não divulgou os dados volumétricos do poço. Portanto, ainda não é possível saber quanto há de petróleo e de gás a ser explorado.

“Ainda há dúvidas sobre essas quantidades, mas mesmo assim deve ser uma quantidade realmente relevante”, afirmou David Zylbersztajn, ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), professor no Instituto de Energia da PUC-Rio e sócio da DZ Negócios com Energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *