Presidente russo Vladimir Putin declara 'trégua de Páscoa' na guerra contra a Ucrânia
Ações militares da Rússia serão pausadas durante 30 horas, mas as tropas deverão estar prontas para revidar eventuais ataques ucranianos, disse Putin. Presidente russo Vladimir Putin declara ‘trégua de Páscoa’ na guerra contra a Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin declarou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário por parte da Rússia na guerra contra a Ucrânia.
A “trégua de Páscoa” vai durar 30 horas. Será das 18h deste sábado (19) – 12h, no horário de Brasília (DF) – até meia-noite de segunda-feira (21) – 18h de domingo (20), em Brasília.
“Eu ordeno que todas as ações militares sejam pausadas neste período”, anunciou Putin ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, alegando agir “por motivos humanitários”.
“Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo. No entanto, nossas tropas devem estar prontas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo”, afirmou.
“Sabemos que o regime de Kiev, como vocês me relataram, violou mais de 100 vezes os acordos de não atacar a infraestrutura energética. Por isso, peço que mantenham extrema vigilância e estejam preparados para responder de forma imediata e decisiva.”
Segundo o presidente russo, as ações durante a Páscoa “mostrarão até que ponto o regime de Kiev está sinceramente disposto e preparado para respeitar os acordos, participar de processos pacíficos e contribuir para resolver as causas profundas da crise ucraniana”.
Logo após o anúncio, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o país detectou drones de ataque russos às 17h15, a 45 minutos do início do cessar-fogo, e que a defesa aérea da Ucrânia está trabalhando para repelir a ação.
“Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, publicou Zelensky na rede social X.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o grupo militar russo vai respeitar o cessar-fogo, sob a condição de que a trégua também seja respeitada pela Ucrânia.
LEIA TAMBÉM:
EUA podem abandonar diálogos de paz entre Rússia e Ucrânia: ‘Guerra não é nossa’
Por que a guerra continua após Trump prometer fim do conflito em 1 dia
Presidente da Rússia e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas anunciam trégua de Páscoa
Kremlin News