Suprema Corte dos EUA pode barrar tarifas de Trump?

0

Trump, de terno azul-marinho, camisa branca e gravata vermelha, aparece segurando uma placa intitulada “Tarifas recíprocas”. Ela lista vários países ao lado de duas colunas com os títulos “tarifas cobradas dos EUA” e “tarifas recíprocas com desconto dos EUA”.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Trump anunciou novas tarifas no Jardim das Rosas da Casa Branca, em abril

    • Author, Natalie Sherman
    • Role, Business reporter

O governo do presidente americano, Donald Trump, enfrenta na Suprema Corte dos EUA, nesta quarta-feira (05/11), uma disputa que pode se tornar a maior de sua guerra comercial.

Do outro lado da disputa estão pequenas empresas e um grupo de Estados americanos que argumentam que a maioria das tarifas impostas por Trump são ilegais e, portanto, deveriam ser derrubadas.

Se a Suprema Corte concordar com esse argumento, a estratégia comercial de Trump seria virada de cabeça para baixo, incluindo as abrangentes tarifas globais anunciadas em abril deste ano.

O governo Trump pode acabar também sendo obrigado a devolver parte dos bilhões de dólares arrecadados com as tarifas, que funcionam como impostos sobre importações.

A decisão final dos nove juízes deve sair após meses de análise dos argumentos e de debate sobre o mérito do caso. Depois disso, o tribunal votará. Estima-se que a decisão deve sair até janeiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *