Trump suspende ajuda à Ucrânia: líderes europeus se reúnem para reagir a políticas do presidente americano

0

Fileira do alto, a partir da esquerda: primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, chanceler alemão, Olaf Scholz, primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala; Fileira do meio, a partir da esquerda: primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau; Fileira da frente, a partir da esquerda: presidente finlandês, Alexander Stubb, presidente francês, Emmanuel Macron, primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, posam para uma foto de família durante uma cúpula sobre a Ucrânia, em Londres, em 2 de março de 2025

Crédito, PARSA/EPA-EFE/REX/Shutterstock

Legenda da foto, No fim de semana, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, organizou o que ele chamou de ‘coalizão dos dispostos’

  • Author, Katya Adler
  • Role, Editora de Europa

Líderes europeus se reúnem nesta quinta-feira (06/03) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir como aumentar as forças militares da Europa e ajudar a Ucrânia na guerra com a Rússia. A negociação acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspender ajuda militar aos ucranianos.

“É certamente uma maneira de focar nossas mentes — e carteiras! Donald Trump está nos fazendo um favor, se escolhermos pensar dessa forma. E podemos muito bem olhar para o lado positivo. Do contrário, estes tempos serão muito sombrios”.

Estas são as palavras de um diplomata de um importante país europeu, depois que Trump suspendeu a ajuda militar à Ucrânia na segunda-feira (3/3). Ele pediu para não ser identificado para poder compartilhar seus pensamentos com mais liberdade.

O ritmo implacável das mudanças em Washington pode ser vertiginoso. Não apenas para os consumidores de notícias, mas também para os políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *