Vazamentos no governo Trump: o desprezo pela Europa em conversas do gabinete de Defesa que horroriza a União Europeia

0

O presidente dos EUA, Donald Trump, o conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz, o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, todos sentados, em uma entrevista coletiva no Salão Oval da Casa Branca

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os comentários de altos funcionários dos EUA preocupam os principais líderes europeus

  • Author, Katya Adler
  • Role, Editora de Europa

“É horrível de se ver com todas as letras. Mas não é surpreendente”, foi assim que um importante diplomata europeu reagiu ao que parece ser um profundo e sincero desdém pelos aliados na Europa, depois que um bate-papo em grupo no aplicativo Signal entre as principais autoridades de segurança e defesa dos EUA se tornou público na segunda-feira (24/3).

O editor-chefe da revista americana The Atlantic, Jeffrey Goldberg, foi convidado aparentemente por acidente para o bate-papo, que discutia os ataques planejados contra os rebeldes houthi no Iêmen com o objetivo de desbloquear as rotas comerciais no Canal de Suez. Posteriormente, ele tornou pública a conversa.

No bate-papo, o vice-presidente J.D. Vance observa que apenas 3% do tráfego comercial dos EUA passa pelo canal, em comparação com 40% do tráfego comercial europeu, após ele e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, reclamarem do “oportunismo” da Europa.

A falha monumental de segurança está causando comoção nos EUA, com os democratas pedindo a renúncia de Hegseth como resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *